Organização e equilíbrio familiar

Em todas  as escolas em que trabalhei sempre encontrei mães, famílias santas, bem intencionadas, cooperativas, parceiras, envolvidas com a educação dos filhos e, em todas elas porém, sempre encontrei  também uma meia dúzia de mães, percentual muito pequeno, graças a  Deus, em relação  ao universo da comunidade escolar que, não dando conta da educação dos  filhos nos elementos básicos de uma educação familiar, quer por omissão, por falta de responsabilidade, ou mesmo por incapacidade que buscam a todo custo transferir esse ônus para a escola.

As que menos oferecem aos filhos são as que mais cobram de terceiros.

Dentro dessa desorganização, sem equilíbrio emocional e sem lucidez  para orientar e educar, encontramos  filhos perdidos, que não dão conta mesmo nem do seu próprio material escolar. Cadernos bagunçados, folhas soltas, mochilas perdidas, sem agenda e que às vezes se dão ainda ao luxo de trazerem material extra, não permitido pela escola e quando esses também são perdidos como o restante do material,  aparecem  as mães principalmente, prontas para armar o barraco, me perdoem a expressão, mas infelizmente é literalmente isso que acontece.

São pessoas sem noção e sem equilíbrio, que já chegam gritando:

- Roubaram isso, ou aquilo do meu filho!!!

Na maioria das vezes o objeto perdido, sem nome, se encontra no “achados e perdidos” esperando pelo dono, ou então em inúmeras vezes é encontrado  posteriormente na própria casa do  aluno.

Sugiro que as mães que se identificarem com esse texto repensem suas posições, porque o prejudicado será sempre seu filho. Primeiro porque não tendo orientação, não consegue se organizar e fica ainda exposto a muitas situações constrangedoras.

Outra questão para refletir é a seguinte: Por mais que tais mães se indisponham com a escola, essa sempre terá alunos e ex-alunos, a família não terá ex-filhos, portanto, é necessário que se eduquem para exercer dignamente as funções que lhe pertencem por dever.

Um abraço,

Maria

Digite seu email e receba meus artigos!

 

Não há artigos relacionados

Esta entrada foi publicada em Organização nos estudos, Pais e escola e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>