Ontem eu não vi o Miguel pessoalmente, mas acompanhei pelas fotos que sua mãe orgulhosamente postou no Facebook, o seu primeiro dia de aula. Não há como negar que ele estava lindíssimo em seu uniforme amarelo e branco. Parecia um principezinho saído dos contos de fada.
A mãe, entre apreensiva e orgulhosa, enfrentava a mesma situação que todas as mães enfrentam nesse dia, pois deixam em outro ambiente, em outras mãos, um pedaço delas própria, a sua razão de viver.
Muitas crianças iniciam na escola nesse período, na entrada do segundo semestre, e algumas se ressentem bastante dessa mudança em suas vidinhas. Os primeiros dias de escola são sofridos mesmo, não tem como evitar, muito mais para a mãe do que para a criança, é como se seu coração ficasse dentro da escola, principalmente em se tratando de primeiro filho.
Essa fase de adaptação exige que a mãe tenha maturidade para agir e dê a ele a segurança de que precisa, pois a criança é capaz de captar a angústia da família, ficando também inseguro.
Estamos falando de emoção e sabemos que não é fácil deixar para traz um filho chorando, mas pode ter certeza de que esse desconforto passa rápido.
A seguir vêm aqueles momentos deliciosos do seu filho se socializando, você se encanta com o seu progresso… todas as coisas que ele vai aprendendo, as apresentações “maravilhosas” que ele faz. São momentos únicos.
Incrível… Ele está num grupo de crianças e você num grupo de mães, mas você só viu seu filho… e ele se apresentou unicamente para você.
Por favor, não faltem a nenhuma dessas apresentações… cancelem todo e qualquer compromisso… a mãe ou o pai, pelo menos um dos dois, terá que estar presente. Isso é obrigatório… é fundamental, é a coisa mais importante da vida, para quem decidiu ter filho.
E assim seguem as musiquinhas, as festinhas, as dancinhas.
Quanto orgulho desse pequeno ser.
E na sequência vêm as cartinhas e a princípio, um pingo pode significar um elefante. Mas os significados se desdobram… e vêm todas aquelas outras folhas rabiscadas, coloridas e por fim o letramento e todas as declarações de amor, possíveis e imaginárias.
Agora, mais do que nunca, a vida vai girar em torno dele, afinal ele já é uma pessoa com compromissos.
Desejo que essa nova etapa seja coroada de sucessos!
Um grande abraço,
Maria
Não há artigos relacionados