Conhecendo e orientando seu filho

Refletindo com os pais

- Você não tem o filho ideal ( o ideal só existe no imaginário)

- Você tem o filho que tem (esse é real)

- Conheça o seu filho.

- Você o ama acima de tudo.

- Você deseja que ele seja feliz – então…, aceite-o como  é… , segundo o professor Marcos Méier “Não o aceite como ele é, em hipótese alguma, mas dê a ele ferramentas e  instrumentos necessários para que ele possa se aprimorar, se inserir.”

- Proporcione a ele um ambiente de harmonia, porque amor você já lhe dá de sobra. Você o ama tanto, ou você se ama tanto, que se recusa a enxergar nele qualquer coisa que não seja louvável.

- Escute o que ele tem a dizer.

- Ele necessita da sua orientação para caminhar, para viver, para seguir em frente – para crescer -  crescer como ser humano, como sujeito.

É difícil lidar com o insucesso escolar e com a dificuldade de aprendizagem – a busca pela “mágica” é constante. Nada menos que “mágica”, é o que você deseja. Fechar os olhos e encontrar tudo resolvido. Temos certeza, eu e você, de que o processo não ocorre dessa forma, mas já que não pode ser na base da mágica, podemos encontrar pelo menos um  culpado, isso alivia. Alivia mas não resolve. Mascara. Não deixe que isso aconteça, procure ter discernimento para agir  e lucidez para orientar o seu filho da maneira mais honesta possível.

- O problema existe.

- Qual é a solução?

- Não enfraqueça o seu filho buscando atenuantes que não se justificam.

Digite seu email e receba meus artigos!

Não há artigos relacionados

Esta entrada foi publicada em Dificuldade de aprendizagem e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Conhecendo e orientando seu filho

  1. Luis disse:

    A novela das 7 (19hs), aquela das “Empreguetes”, ilustra bem essa situação. Tem uma advogada competente, admirada no trabalho, que em casa é um desatre com o filho adolescente (não consegue se comunicar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>