Alfabetização: o grande momento!

Em um Congresso de Educação o palestrante, Professor  Pedro Demo, (www.pedrodemo.sites.uol.com.br)   disse o seguinte:

O período da “alfabetização”  é o período mais importante da vida de um estudante.  Pegue o melhor professor da escola, dê a ele a maior remuneração  e a classe de alfabetização.

Essa fala me fez refletir muito. Como profissional da educação e como mãe, percebi que ai poderia estar a chave de quase tudo.

Uma criança que sai desse período com competência para a leitura, a escrita, interpretação e conceituação elementar de matemática de uso imediato será bem sucedida  por toda a vida escolar.

Uma criança que não adquire essas competências nesse período e segue adiante, tem uma grande possibilidade de se arrastar ao longo dos anos, embora seja cognitivamente capaz.

O que poderia prejudicar a aquisição das competências desejáveis nesse período?

  1. A falta de empenho do próprio professor, quando não consegue respeitar o ritmo de um aluno.
  2. Quando a criança, apesar de todo o empenho do professor  ainda não adquiriu a maturidade suficiente para a apreensão do que lhe é proposto.

Alerta: Se o seu filho saiu desse período com uma aprendizagem deficiente, fique muito atento(a). Arranje um professor  para  as férias, mas não deixe que ele prossiga sem que esteja pronto para isso. Faça os ajustes necessários. Você perderá um tempo, mas com certeza evitará muitos aborrecimentos futuros.

Abraços!

Maria Viola Bona

Digite seu email e receba meus artigos!

 

Não há artigos relacionados

Esta entrada foi publicada em Alfabetização, Dificuldade de aprendizagem e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>