A necessidade da parceria dos pais

Muitos pais, desorientados com a dificuldade de aprendizagem de seus filhos, criam às vezes verdadeiros embates com as instituições de ensino nas suas seus filhos estudam. Por não encontrarem um caminho satisfatório agem como   se escola e professores fossem inimigos que devem ser combatidos. É lamentável que isso ocorra, porque posso assegurar, com toda certeza, que toda escola e todo o professor deseja o sucesso de seu aluno. A realização de um professor depende da aprendizagem do aluno.

Nessa visão distorcida a família perde a parceria que tanto poderia ajudar seu filho. Para dificuldade de aprendizagem, só trabalho em conjunto. Toda escola quer resolver essas dificuldades, mas em  se tratando de ser humano, único  portanto, não existe cartilha, não existe regra, não existe norma que possa ser considerada ideal e infalível, porque cada pessoa age e reage de forma diferenciada aos estímulos.

A família tem que saber que professores e escola são aliados que  caminham com o único objetivo de ajudar. Quando encontram o apoio e a confiança da família e trabalham de mãos dadas, o aluno só tem a ganhar.

Quando por outro lado a família se torna opositora, atrapalhando a busca para a solução  do problema, aí então o aluno só tem a perder.

É necessário que determinadas posições sejam reavaliadas, porque aprender é um processo interno e isso só pode ocorrer quando houver “prontidão” do aluno para desencadear  esse processo. É preciso encontrar o fio da meada e pode ser que essa busca se torne mais demorada do que o desejável.

É preciso haver também um tanto de generosidade em relação a esse ser que se angustia porque não consegue atingir os resultados desejados. Não porque ele não quer, mas simplesmente porque não pode.

Até a próxima,

Maria Viola Bona

Digite seu email e receba meus artigos!

 

Não há artigos relacionados

Esta entrada foi publicada em Dificuldade de aprendizagem, Pais e escola e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a A necessidade da parceria dos pais

  1. Sonali Senra Caçador Brum disse:

    Adorei seus textos, sempre claros e verdadeiros. Parabéns, com certeza seus livros serão sucesso absoluto! Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>