A influência positiva da família lúcida

Como não poderia deixar de ser, é inegável a influência da família na vida escolar dos filhos.

Por um lado comentamos  e lamentamos a posição de algumas famílias que não conhecem e talvez até mesmo se esquivam de conhecer seu filho. Sabem elas, que a realidade poderia trazer desconforto e frustrações, e sendo assim, optam então, pela negação nesse sentido e caminham por caminhos ilusórios culpando e responsabilizando pessoas e angustiando e “torturando” emocionalmente a criança. Essas famílias se enganam consciente ou inconscientemente, no desejo de apresentar e exibir um padrão socialmente aceito de perfeição numa sociedade destituída de valores, onde o ter e o parecer escravizam pessoas fracas e sem vida interna.

Por outro lado encontramos também famílias maravilhosas cientes da sua missão na vida. São famílias equilibradas que conhecem a realidade de seus filhos e lidam tranquilamente com o fato sem dramas e sem “armações”.  Apoiam e orientam lucidamente, buscando e mostrando os caminhos necessários, colocando sempre em primeiro plano a felicidade da criança.

Lembro-me bem de uma dessas mães, sempre presente, que tinha  respeito pelo  filho  e cuja lucidez permitia que ele se desenvolvesse de acordo com o seu potencial próprio.

O filho apresentava algumas dificuldades, e a mãe certa de que fazia tudo para ajudá-lo, me dizia: – Para mim, a nota seis que ele consegue nas  provas representa dez, porque sei que é o máximo que ele pode dar.

Esse aluno, podendo ser ele mesmo, seguiu seus estudos, se esforçando muito, mas sem traumas ou sem maiores dores  desnecessárias. Concluiu o Ensino Médio e hoje é universitário,  fazendo o curso de Engenharia Civil.

A sabedoria da mãe  e de toda a família foi decisiva para o seu  sucesso como estudante e como ser humano totalmente integrado.

A primeira pergunta seria: O que posso fazer para que meu filho seja feliz?

A segunda pergunta: O que posso fazer para que meu filho, estudante, possa ter sucesso nos estudos?

Até breve,

Maria

Não há artigos relacionados

Esta entrada foi publicada em A família no processo de educação, Dificuldade de aprendizagem, Estrutura familiar na educação, Motivando a criança, Pais e escola e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>